sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

noticias do blog,noticias de hoje,

Haddad afirma que ação do Denarc na Cracolândia foi 'lamentável'

'O que nos cabe neste momento é manifestar essa indignação', diz Haddad.
Policiais usaram bombas e prenderam 30 suspeitos de tráfico.

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), se disse indignado com a ação da Polícia Civil que terminou com prisões e tumulto na Cracolândia e a considerou "lamentável". "Eu só vou dar uma declaração sobre a posição do governo municipal a respeito do episódio de hoje, que eu caracterizo como lamentável", disse o prefeito.
Além disso, o prefeito afirmou que a ação da Polícia Civil não foi "pactuada" com a Prefeitura. "O governo municipal não tinha o menor conhecimento do que ocorreria ali. Se tivéssemos tomado conhecimento, não concordaríamos com a maneira como foi procedido. Ali havia cidadãos comuns, beneficiários do programa (Operação de Braços Abertos), agentes da saúde, agentes da assistência social e outros servidores, que foram surpreendidos por uma ação repressiva", declarou.
Ação da Polícia Civil termina em prisões e tumulto na Cracolândia. (Foto: JF Diorio/Estadão Conteúdo)Ação da Polícia Civil termina em prisões e
tumulto na Cracolândia

De acordo com a Polícia Civil, houve resistência por parte dos suspeitos e de usuários de drogas. Os policiais contam que foram atacados com paus e pedras e que três carros do Denarc foram depredados. Um policial teria ficado ferido ao levar uma paulada e foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal para fazer exame de corpo de delito, segundo o Denarc.
A ação ocorreu por volta das 15h. De acordo com a reportagem da Rádio CBN, usuários de crack relataram o uso de bombas de efeito moral na abordagem policial. Tanto a Prefeitura de São Paulo quanto a Polícia Militar disseram não ter sido avisadas previamente da ação.
A delegada e diretora do Denarc, Elaine Maria Biasoli, disse que a ação policial na Cracolândia que terminou em prisões e tumulto ocorreu "dentro da legalidade". "O Denarc não possui bala de borracha. Nós temos, sim, munição antimotim para intimidar. É bomba de efeito moral, só", disse. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que, no relatório enviado ao secretário Fernando Grella, os agentes do Denarc não relataram ter usado balas de borracha na operação.

A Prefeitura repudia esse tipo de intervenção, que fez uso de balas de borracha e bombas de efeito moral contra uma multidão formada por trabalhadores, agentes públicos de saúde e assistência e pessoas em situação de rua, miséria, exclusão social e grave dependência química. A "Operação de Braços Abertos" é uma política pública municipal pactuada com o governo estadual, que preconiza a não-violência e na qual a prisão de traficantes deve ser feita sem uso desproporcional de força.
Agentes da Prefeitura trabalham há seis meses para conquistar a confiança e obter a colaboração das pessoas atendidas. A administração reafirma seu empenho na solução deste problema da cidade e manifesta sua preocupação com este tipo de incidente, que pode comprometer a continuidade do programa. E expressou essa posição diretamente ao Governo do Estado.
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de São Paulo
"
Ação da Polícia Civil termina em prisões e tumulto na Cracolândia. (Foto: JF Diorio/Estadão Conteúdo)Ação da Polícia Civil termina em prisões e tumulto na Cracolândia (Foto: JF Diorio/Estadão Conteúdo)
Ação da Polícia Civil termina em prisões e tumulto na Cracolândia. (Foto: JF Diorio/Estadão Conteúdo)Ação da Polícia Civil termina em prisões e tumulto na Cracolândia (Foto: JF Diorio/Estadão Conteúdo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

agradecemos seu comentário irá ajudar o funcionamento do nosso blog.